segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

E o troféu vai para...


Desde que eu voltei da Alemanha no início deste ano minha vida em Manaus se tornou muito difícil.
Eu tinha a impressão de que os dias maravilhosos que passei aqui me estavam sendo cobrados, um a um.
Como se não bastasse a saudade pungente que eu sentia de Frank…
Meu ambiente de trabalho se tornou quase insuportável;
A faculdade já não tinha graça nenhuma;
Meu pai sofreu um acidente de trânsito gravíssimo;
As férias que Frank havia planejado passar em Manaus pareciam não chegar nunca e quando finalmente chegaram, eu não tinha tempo para nada; tinha que me dividir entre meu trabalho a faculdade e ele (não necessariamente nessa ordem). rsrsrs
Quando ele voltou para a Alemanha, deu entrada na papelada necessária para que eu pudesse obter o visto para casamento, eu tranquei a faculdade e comecei a correr atrás disso.
Tudo, absolutamente TUDO, que poderia dar errado com relação ao meu visto, deu!
Quando olho para trás, não acredito que eu sobrevivi a tudo aquilo!
Mas é fácil entender porque eu consegui: eu tinha um objetivo, uma meta: voltar para junto do homem com o qual eu sempre sonhei! E admito: eu não fiz outra coisa esse ano a não ser lutar para atingir esse objetivo.
Não negligenciei meus amigos. Como eu sabia que vir embora (apesar de tudo aparentemente estar dando errado) era apenas questão de tempo, aproveitei cada segundo ao lado deles: assisti muitos filmes na cia de Pri, almocei muitas vezes na casa de Cinthia, passeamos nos fins de semana sempre que possível...
E quando tudo parecia perdido, meu pedido de visto foi deferido (4 meses depois de eu ter dado entrada)! Aí, o Cônsul acha de mudar o consulado de endereço e o mesmo ficou sem funcionar por várias semanas; como o correio não tinha onde entregar as correspondências, meu visto voltou para Brasília!
A essa altura do campeonato, acho que muita gente no meu lugar já teria desistido mas eu sou brasileira… e não desisto nunca!!! ;-)
Respirei fundo e continuei; dei meu jeito de receber meu visto, comprei meu bilhete na semana da viagem e me mandei!!!
Claro, tive problemas com as conexões, quebraram uma das minhas malas entre Manaus e Fortaleza, perderam as duas entre Lisboa e Frankfurt… mas o que importa é que EU cheguei!!!
E desde então tudo tem contribuído para que eu esqueça os dificílimos 9 primeiros meses desse ano e me convença de que tudo valeu muuuuito à pena!!!
2006 foi o ano em que eu deixei meu país, minha família, meus amigos, a faculdade... toda uma vida para trás, para recomecar do zero: viver num novo país, assimilar uma nova cultura, aprender um novo idioma, fazer novas amizades e... constituir minha própria família! Esse sempre foi o meu maior sonho e por isso 2006 vai levar o troféu de melhor ano da minha vida (pelo menos até agora, pois eu sei que anos muito melhores virão)!
Que venha 2007!!!!

domingo, 24 de dezembro de 2006

Alegria x Inspiração

"Haverá alguém que discorde, mas a alegria não rende bom textos. A busca pela alegria talvez, mas não a alegria. Este é um bom exemplo, que explica também (ou não) o porque tenho escrevido tão longe e tão pouco".


(José de Morais)

Eu concordo plenamente! Afinal, desde que me tornei uma pessoa feliz em tempo integral perdi completamente a inspiração para escrever! rsrsrs
Mas apesar disso, como 2007 foi, disparado, o melhor ano da minha vida (até o momento) e portanto, merece uma retrospectiva, eu prometo tentar escrevê-la. ;-)

sábado, 16 de dezembro de 2006

Curiosidades sobre a Alemanha

  • Ônibus e trens nao têm cobradores.

No ônibus você põe seu dinheiro num caixa próximo ao motorista, ele imprime seu ticket e devolve o troco. Para viajar de trem vc compra o bilhete em caixas eletrônicos espalhados pela estação; você não precisa apresentá-lo a ninguém ao entrar mas se eventualmente aparecer um controlador (espécie de fiscal), pedi-lo e você tiver “perdido” ou “esquecido” de comprar, paga uma multa de 40 €.

  • Na rua, você é obrigado a apanhar o cocô do totó.

Quando levar seu totó para passear e ele fizer aquilo na rua, você deve estar devidamente munido de uma pá e um saco plástico para recolher o material; se vc decidir deixar lá e for flagrado por um policial paga uma multa de 50 €.

  • Os mendigos são poliglotas

Eu estava numa estação de trem com uma amiga quando fomos abordadas por uma pedinte. Ela se dirigiu à minha amiga em inglês; minha amiga disse não falar inglês e ela repetiu o pedido, mas dessa vez em alemão. Depois que ela se afastou minha amiga me contou sobre uma outra vez que foi abordada por uma pedinte que se dirigiu a ela inicialmente em francês; ela disse não falar francês e a mulher falou novamente mas dessa vez em inglês; ela disse não falar inglês e a mulher falou com ela em espanhol…

Está consumado!


Desde às 11:30 hs de hoje, eu sou oficialmente, de fato e de direito, a Frau Lutz!
Apesar de ter sido uma cerimônia simples, sem a presença dos meus amigos e familiares (brasileiros), foi tudo lindo e emocionante!
A zorra começou cedo aqui em casa (os convidados vieram para cá e fomos todos juntos ao Standesamt -equivalente ao cartório- que funciona na casa mais antiga da cidade, Das Romanische Haus, de 1187; isso mesmo: Século XII!
Depois da cerimônia, que durou algo em torno de 30 minutos, fomos a um restaurante chinês lindo, onde aconteceu a recepção e comi até passar mal (amo a comida daquele restaurante); por volta das 15hs voltamos para casa, onde minha sogra, amada e querida, havia preparado um “Kaffe und Kuchen” (o equivalente alemão do chá inglês), e a festa continuou! comemos de novo, brindamos com champagne, conversamos, ouvimos música brasileira, enfim…
Foi um dia maravilhoso!!! :D