sexta-feira, 28 de abril de 2006

Otello, Rossini

Hoje eu e um colega da faculdade iremos ver a tão esperada versão de Rossini para Otello, que estreou no Festival Amazonas de Ópera na última 3ª feira.
Eu preferi ir hoje (2ª apresentação) porque não gosto de estréias: aquele monte de plumas e paetês congestionando a entrada do Teatro, uma multidão de jornalistas, paparazzis...
Sabe como é: eu morro de medo de sair do anonimato....rsrsrs

Falando sério, não gosto daquela confusão das estréias.


quarta-feira, 26 de abril de 2006

Otello, de Rossini

MANAUS - O Otello de Verdi não é a única adaptação para o mundo da ópera da peça de Shakespeare. Décadas antes, o italiano Gioachino Rossini, autor do célebre O Barbeiro de Sevilha, já havia criado uma obra a partir da história do comandante mouro que, enlouquecido pelo ciúme, mata a própria mulher. A ópera não está entre as favoritas do repertório, nunca havia sido apresentada no Brasil. Mas ganhou sua primeira montagem por aqui na noite de ontem (terça) no Festival Amazonas de Ópera, em Manaus.
Se Verdi recria com maestria o original, a adaptação que Rossini faz da peça de Shakespeare é, no mínimo, seletiva. Iago, o alferes que convence Otello da traição de Desdêmona, é uma figura secundária; Cássio, supostamente o amante da jovem, nem mesmo aparece na trama. De certa maneira, é como se Rossini tirasse de Shakespeare aqueles elementos que lhe permitissem criar uma história semelhante àquelas que vinha criando - Otello, em suas mãos, é antes de mais nada uma história de amores frustrados.
A montagem amazonense é dirigida pelo mesmo Marcelo Lombardero responsável pela estréia, no domingo, da produção do Otello de Verdi, também em Manaus.


(fonte: Jornal O Estado de São Paulo, edição on line).

sexta-feira, 21 de abril de 2006

Festival Amazonas de Ópera


Fui à Abertura do Festival, hoje, e irei também às duas apresentações de Otelo (versões de Verdi e Rossini), nos dias 28 e 30/04.
Comprei os ingressos com mais de um mês de antecedência com medo de que esgotassem, o que de fato aconteceu. ;-)

terça-feira, 4 de abril de 2006