quarta-feira, 1 de novembro de 2006

As aulas começaram!

Hoje foi meu 2° dia no curso de alemão e foi ótimo!
Dos 6 alunos da turma eu sou a que tem menos tempo de Alemanha: 1 mês; (tem uma italiana que vive aqui há 20 anos) mas estamos todos no mesmo nível, ou seja, temos um conhecimento mínimo da língua; apenas uma russa que vive aqui há 2 anos tem um conhecimento um pouquinho melhor.
Achava alemão uma língua quase impossivel de se aprender mas, para minha surpresa, estou "captando" tudo com uma facilidade incrível!
A professora só fala alemão e meus colegas são das mais variadas origens: italianos, russos, turcos, cazaques (brasileiro que é bom, só eu mesma), ou seja, não tenho com quem falar português então, só me restam duas opções: aprender alemão ou... aprender alemão!
Achei que seria chatíssimo, deprimente ter de passar 3 horas por dia numa sala onde ninguém fala o meu idioma, mas está sendo divertido, interessante. Não sei explicar como, mas mesmo com conhecimento mínimo da língua, conseguimos nos comunicar. rsrsrs
Está sendo muito bom mesmo! Chego a ficar ansiosa para ir pra escola, encontrar meus colegas, aprender um verbo novo...
Mas como nada é perfeito, o inverno está chegando, está cada dia mais frio e daqui a pouco vai ser dureza acordar cedo e andar 15 minutos, sentindo o vento gelado no rosto (a única parte do corpo que fica descoberta). :-(