domingo, 8 de julho de 2007

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno

"As Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram anunciadas na noite deste sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa. A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, venceu a votação, ao lado da Grande Muralha da China, do Taj Mahal na Índia, da cidade de Petra na Jordânia, do Coliseu de Roma, das ruínas incas de Machu Picchu no Peru e da antiga cidade maia de Chichen-Itza no México.
As pirâmides de Gizé, a única Maravilha antiga a ter resistido ao tempo, foram declaradas pelos organizadores "hors concours" porque já são maravilhas honorárias.

Os sete novos monumentos foram escolhidos por milhões de pessoas no concurso realizado por telefone ou internet. Os internautas votaram desde janeiro entre 21 monumentos selecionados. O polêmico concurso lançado por uma fundação suíça recebeu cerca de 100 milhões de votos.
 
A iniciativa, de origem privada e contestada inclusive pela Unesco, visa completar a lista das Sete Maravilhas da Antiguidade designadas por volta de 200 a.C: o templo de Ártemis, os jardins suspensos da Babilônia, o mausoléu de Halicarnassus, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, a estátua de Zeus e a grande pirâmide do Egito. Somente esta última existe até hoje".

Gostaria de registrar que nao concordo com a eleicao da estátua do “Cristo”; na minha humilde opiniao, de maravilhosa ela nao tem nada; no lugar dela, poderia muito bem ter entrado o Schloss Neuschwanstein, por exemplo. Ele sim, é Wunderbar!!!

O "Cristo" só ganhou porque o brasileiro é extremamente nacionalista e qualquer coisa que colocassem lá, representando o Brasil, teria sido bem votada.
Acho que nenhum outro país fez tanta campanha a favor do monumento que o representava como o Brasil; até o Ministério das Relacoes Exteriores se envolveu na campanha pra eleger o "Cristo", e o povou mandou ver votando na tal estátua. Estátua por estátua, entao por que a estátua da Liberdade ficou de fora???
Para mim, nem uma nem outra merece ser vista como uma maravilha, afinal estátuas existem várias no mundo, produtos da civilizacao moderna e pouco extraordinárias. E sinceramente, a Acrópole nao ser considerada uma das maravilhas, mas uma simples estátua, sim???!!!

Naja, como disse muito bem o diretor de Antiguidades Egípcias Zahi Hawass: "Esta competição não tem valor porque não são as massas que escrevem a história".

Nenhum comentário:

Postar um comentário