sexta-feira, 6 de abril de 2012

A Páscoa Bíblica

No Livro de Exôdos, capítulo 12, lemos:
1 E FALOU o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano (no calendário judaico, o primeiro mês do ano é o mês de Nissan, que corresponde a abril no nosso calendário).
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5 O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.

9 Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10 E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
14 E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

A esta altura, você já deve estar se perguntando: mas onde está o "Coelhinho da Páscoa”?

O coelho aparece na Bíblia um pouco mais na frente, em Levítico 11:5 e em Deuteronômio 14:7:

E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;

...o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.

Mas por que o cordeiro, as ervas amargosas e os pães ázimos?

O cordeiro, cujo sangue deveria ser passado nas ombreiras e na verga das portas, para servir como sinal ao anjo da morte que passaria por cima (Pessach) da casa dos hebreus, simboliza Jesus, cujo sangue nos lavou e nos purificou completamente;
Os pães ázimos para nos lembrar dos dias amargos da escravidão (os hebreus foram escravos no Egito; nós somos escravos do pecado até conhecermos Yeshwa Ha Mashia);
Os pães ázimos (sem fermento) simbolizam a Palavra (que também nos limpa), sem mistura, sem fermento como deve ser.
Aqui, alguém pode fazer uma terceira pergunta: se essa história de coelhinho da páscoa não está na Bíblia, ela veio de onde, então?

Bem, isso já é assunto para outro post...

Feliz Páscoa! ;-)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Lilly ainda doente



Acho que me alegrei rápido demais com a melhora da Lilly. :-(
Já se passaram doze dias desde que ela adoeceu e teve de ser internada às pressas e, embora esteja estável, nao se recuperou totalmente ainda. Continua comendo pouco, consequentemente emagreceu bastante e pra completar, está no cio já há uma semana, o que é bastante desgastante para ela (e para nós também, diga-se de passagem, pois nao conseguimos dormir com os uivos dela). O fato de nao poder ir passear no jardim, também a deixa bastante nervosa; dentro de casa o dia todo, apesar de todos os brinquedos que tem, ela se entedia e acaba dormindo a maior parte do tempo (mas tem que ser, pois ela tem de ficar em quarentena por causa dos outros gatos da vizinhanca).
Hoje comprei uma racao especial para ela e também uma medicacao para interromper o cio, vamos ver como ela reage.

domingo, 1 de abril de 2012

Tag der offenen Tür

Aproveitei que hoje foi "Tag der offenen Tür" = Dia da Porta aberta em Hanau (lojas abertas aos domingos constituem aqui uma excecao e nao a regra), e fui às compras pois precisava de roupas para a academia. A cidade estava naturalmente lotada, estacionamos na Parkhaus do Centro de Compras e fomos à Karstadt Sport.
Para minha sorte, encontrei lá tudo que precisava e nao tive que continuar minha peregrinacao pela cidade por muito mais tempo; odeio lojas lotadas!
O resto do domingo foi típico: jantar e ver TV até o sono chegar.