quinta-feira, 5 de outubro de 2006

Brasil marca presenca

Tendo como país-tema a Índia, Feira Internacional do Livro de Frankfurt celebra sua 58ª edição. Estande da Câmara Brasileira do Livro reúne 41 editoras.



O maior evento do mercado editorial em escala planetária não tem o mesmo poder de sedução sobre as massas que a feira anual do automóvel, sediada nos mesmos pavilhões da Messe de Frankfurt, mas os números apresentados pelos organizadores do meio literário também impressionam pelo gigantismo.

Inaugurada no dia 4 de outubro e com duração de quatro dias, a Feira Internacional do Livro bate neste ano o recorde de países presentes, com 113 nações de todos os continentes. Cerca de 400 mil títulos estarão expostos nas prateleiras das 7272 editoras que marcam presença na feira, como um verdadeiro espetáculo cultural que deve atrair por volta de 300 mil visitantes. Os alemães se reconhecem como a nação onde mais se comercializam livros.

A escolha da Índia como tema da feira se dá pela segunda vez. Em 1986, o segundo país mais populoso do mundo, com suas 24 línguas oficiais, foi o foco de atenção de editores internacionais do evento, que já teve o Brasil como país homenageado em 1994.

Presença brasileira

Como nos anos anteriores, a Câmara Brasileira do Livro montou um único estande que reúne 41 editoras de todo o Brasil. Segundo o presidente da CBL, Oswaldo Siciliano, o principal objetivo da entidade na feira é "mostrar ao público em geral a qualidade do livro brasileiro, além de tentar que alguns dos nossos autores consigam destaque, mesmo com a difícil penetração do idioma português no mercado de hoje". Editoras como a Melhoramentos, a DBA, a Conrad, Record, Senac, Edições Biblioteca Nacional e Rocco dividem o espaço do estande brasileiro, situado no pavilhão 5.1.
Fonte: DW-World

Nenhum comentário:

Postar um comentário