sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uni-Assist 2

Hoje, recebi um novo email do Uni-Assist; desta vez informando que eu preencho os critérios formais de admissão ao STK - Studienkolleg*.
Eles irão agora encaminhar minha documentação para a Uni que escolhi; em seguida, a Uni me envia uma carta me convidando para o Aufanahmeprüfung (exame de admissão / teste de alemão) que acontecerá em janeiro e, caso eu passe nesta prova com uma boa colocação, pois eles nao tem vagas suficientes para todo mundo que deseja estudar aqui, então garanto minha vaga no STK.
Agora, entendo porque a maioria decide pendurar os diplomas (e as chuteiras) trazidos do Brasil e virar dona de casa aqui... :-(

*Se você tem (apenas) o Ensino Médio completo, ou estuda a menos de dois anos em uma universidade brasileira e quer estudar na Alemanha é necessário absolver o Studienkolleg (curso pré-universitário).
É um curso preparatório que dura, em média, um ano, especialmente para estrangeiros que querem começar um estudo na Alemanha.
Ele divide-se por áreas de estudo e engloba, além do alemão, matérias como História, Sociologia, Matemática, Biologia, Geografia, Inglês, etc.
Para candidatar-se ao Studienkolleg, é necessário já saber a faculdade/curso que quer estudar posteriormente.
Cada Studienkolleg oferece uma prova de admissão de alemão (normalmente duas vezes ao ano). Esta prova é chamada de “Aufnahmeprüfung” e visa demonstrar a capacidade do/da estudante de acompanhar as aulas ministradas em alemão.
Como estudante do Studienkolleg, você obtém o status de estudante universitário, podendo usufruir de algumas facilidades (por ex. descontos para estudante, seguro de saúde, permissão para trabalhar durante as férias, etc.).
Todas as universidades alemãs oferecem Studienkolleg; com o certificado você pode se candidatar em qualquer universidade alemã que desejar. No final do curso você fará a prova de verificação (“Feststellungsprüfung”) que dará a sua média final, com a qual se candidatará à vaga do curso universitário desejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário