domingo, 20 de junho de 2004

Pequeno Manual de Instruções para a Vida

Há algum tempo atrás (acho que uns cinco ou seis anos) li um livro bem pequeno, mas de conteúdo maravilhoso: Alegria – Pequeno Manual de Instruções para a Vida, de H. Jackson Brown Jr.
Em cada página, ele sugere algo bem simples de ser feito, mas que pode proporcionar imensa alegria.
Eu fiz uma lista com as sugestões que mais gostei.

1. Dê graças antes das refeições.
Isso é básico.
2. Convide seu melhor amigo para o almoço.
Eu considero a hora da refeição um momento muito especial e nada melhor do que partilhá-lo com alguém que você ama – alimentar não somente o corpo, mas também a alma.
3. Tenha um cão.
Eu adoro bichos de estimação, principalmente, os cães; se for um bem fresco (como eu), melhor ainda. Tive um poodle; ele era super-meigo, super-carinhoso; meu melhor amigo costumava dizer que ele era gay... (calúnia da oposição).
4. Nunca compre apenas um gatinho de estimação. Dois são bem mais divertidos e não dão mais trabalho.
Eu concordo. Além do mais, eu acho super-triste ser só.
5. Viaje num trem noturno e durma numa cabine.
Um dia eu ainda vou fazer isso.
6. Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.
Quando eu puder, vou fazer isso. Adoro viajar e conhecer novos lugares e novas pessoas...
7. Compre uma câmera fotográfica, pequena que não seja cara. Leve-a consigo a toda parte.
Adoro tirar fotos, principalmente, dos meus amigos, de bichos e de paisagens.
8. Use uma foto favorita de uma pessoa amada como marcador de livros.
Eu faço isso.
9. Quando vir turistas tirando fotos um do outro, ofereça-se para tirar uma foto dos dois juntos.
Parece bobagem, mas dá uma sensação super-boa; você se sente bem por ter feito algo bacana.
10. Tenha um excelente aparelho de som.
Isso também é básico para alguém como eu, que adora música.
11. Comece cada dia com a sua música favorita.
“Viver, e não ter a vergonha de ser feliz! Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...” Essa música levanta até defunto. Quando eu não acordo legal, começo a cantá-la bem alto. Pareço uma doida, uma louca varrida.
12. Assista ao pôr-do-sol pelo menos uma vez por ano.
Isso é maravilhoso. Parece bobo, mas é fenomenal.
13. Transforme em hábito fazer coisas boas por pessoas que nunca irão saber.
Isso também é muito bom.
14. Lembre-se de que aquilo que você dá lhe proporcionar mais prazer do que aquilo que você recebe.
Eu não tenho dúvidas quanto a isso. Está lá, no Livro dos livros: melhor é dar do que receber.
15. Aprenda a fazer algo de belo com as mãos.
Sem comentários.
16. Guarde de cor seu poema de amor favorito.
Já decorei. Só falta encontrar alguém digno de me ouvir recitá-lo.
17. Não ligue para o que pensam os vizinhos.
Nunca liguei.
18. Não deixe que as suas posses o possuam.
Isso é meio complicado. Eu não ligo nem um pouco para dinheiro. Gasto mesmo, não sei o que é economizar. Eu vivo o aqui, o agora; amanhã são outros 500.
Já com as minhas coisas, eu sou bem chata. Não suporto quando alguém pega algo meu sem me pedir antes, mesmo que seja algo que eu não uso há séculos. Acho uma falta de respeito. Se me pedir, eu dou (não sei dizer não), mas não pegue sem autorização.
19. Pode-se suportar a tristeza sozinho, mas é preciso duas pessoas para estar alegre.
Eu não acho impossível ser feliz sozinho, mas eu acredito que é muito melhor ser feliz acompanhado.
Sempre que algo de bom me acontece eu penso quão maravilhoso seria se as pessoas que eu amo estivessem ali, para partilhar aquela alegria comigo.
Às vezes, são coisas simples, como um filme, um lugar bonito...
Não se compara, por exemplo, ver um pôr-do-sol sozinha e ver um pôr-do-sol acompanhada.
Isso me fez lembrar algo.
Eu conheço uma mulher que passou por uma grave crise no casamento; o marido chegou a sair de casa e ir viver com outra pessoa. No auge da coisa, ele não queria nem saber dela, mas ela ainda o amava.
Então, como ela é uma mulher de muita fé, orou e pediu a Deus que trouxesse seu marido de volta.
Na sua oração ela disse algo que eu jamais vou esquecer.
Ela disse: “Senhor, eu não aceito entrar no céu sozinha; o céu não será tão bonito sem o meu marido”.
É lógico que o céu (independente de como cada um de nós o imagina) é um lugar maravilhoso – ninguém quer ir para um lugar ruim – mas ela imaginava que seria MUITO MAIS maravilhoso se ela pudesse partilhá-lo com o marido.
Ou seja, a felicidade é muito mais intensa quando temos alguém com quem dividi-la.
20. Esfregue as costas de alguém.
Meus irmãos – quando eles eram crianças
21. Tenha alguém que lhe esfregue as costas
Minha mãe – quando eu era criança.
22. Tome um banho de piscina com alguém que você ama.
Bem, eu já tomei muitos banhos de piscina, mas bem poucas vezes, foram com alguém que eu amava. Infelizmente.
23. Tome um gostoso banho de espuma, à luz de velas e com a sua música preferida.
Nossa, eu ainda vou fazer isso. Deve ser bárbaro!!! Alguém já sugeriu as velas; eu estou pensando na música.
24. Caminhe trinta minutos todos os dias.
Caminhei durante algum tempo, à noite, num lugar lindo, bem próximo à minha casa, na companhia de minha melhor amiga; mas depois o tempo foi ficando cada vez mais curto (tanto o meu quanto o dela) e paramos.
Era muito bom, dava uma sensação 10!!! Às vezes, eu saía de casa com a cabeça estourando e voltava leve como uma pluma.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. muito boa essa lista... acho que pelo menos o item nº 13 eu venho fazendo, com a diferença que algumas pessoas acabam sabendo... e o nº 7 pretendo fazer em breve... beijos!

    ResponderExcluir